Hungar
O estilo Hung Gar é conhecido no Ocidente por muitos nomes: Hung Gar, Hung Kuen, Tigre e Garça etc. O estilo recebeu o nome do seu primeiro patriarca, Hung Hei Gung. Trata-se da síntese do sistema original Shaolin do Sul.
As artes marciais, de uma forma ou de outra, sempre existiram na China (como em muitos outros países), mas antes dessa evolução, eram simplesmente exercícios militares e técnicas de combate. Muitos monges e generais brilhantes foram capazes de desenvolver o conhecimento marcial devido à expansão de suas mentes e excelente saúde, que lhes deu mais tempo para pensar e melhorar não somente as técnicas e estratégias militares, mas também práticas espirituais e de melhoria na saúde. Assim, centenas de anos de constante evolução tornaram as artes marciais chinesas eficientes e admiráveis.
Gee Sim foi o último abade do Templo Shaolin de Fukien. Ele ficou famoso como um gênio das artes marciais porque ajudou a organizar as 36 câmaras do Templo Shaolin, os 18 bonecos de madeira Luohan, e foi o professor de muitos monges e famosos leigos como Hung Hei Gung, Fong Sai Yuk, Luk Ah Choy, e o mal afamado Ma Ling Yee. Enquanto Hung Hei Gung completava seu treinamento em Shaolin, o exército Ching descobrira a base secreta dos rebeldes e planejara um ataque de plena carga ao templo. Os Chings eram muito astutos e sabiam sobre o alto grau de habilidades dos monges, de modo que estavam hesitantes em atacar, até que encontraram vantagem através de um traidor chamado Ma Ling Yee. Ele era um ex-monge descontente que se ressentia de sua dificuldade de treinamento no templo, e decidiu buscar vingança ajudando os Chings, contando-lhes sobre os túneis de fuga secretos do templo. Algumas fontes de estudo afirmam que foi na verdade Bak Mei (sobrancelha branca) e não Ma Ling Yee o monge traidor. Outras fontes afirmam a mesma pessoa com um nome verdadeiro e um cognome.
Quando o ataque ocorreu, os monges viram-se severamente sobrepujados em número pelos soldados fortemente equipados, inclusive armados com rifles. Quando constataram que a derrota era inevitável, os monges recuaram para os túneis de fuga, apenas para serem emboscados por mais tropas que os esperavam. No caos que se seguiu, os monges escarpam em todas as direções possíveis, porém, para serem caçados por anos pelos Chings. Hung Hei Gung, Luk Ah Choy, Gee Sim e outros conseguiram se esconder nos “Hung Sheun” ou barcas vermelhas pertencentes às companhias de Ópera Chinesa que atravessavam toda a China. Um por um os rebeldes foram pegos e mortos, e a situação se tornou terrível.
Bak Mei continuou a perseguição por anos, encontrando, lutando e matando Fong Sai Yuk, Gee Sin e outros. Anos antes de todo esse distúrbio ter começado, Hung Hei Gung havia se casado com uma jovem chamada Fong Wing Chun, e eles tiveram um filho chamado Hung Man Ting. Hung Hei Gung era magistral em Kung Fu, assim como sua esposa e filho, mas ele somente se especializara nas poderosas técnicas do tigre, enquanto sua esposa se especializara nas elegantes técnicas da garça. Hung Hei Gung era muito poderoso, e consta que tenha matado um adversário com um só golpe de punho, mas quando lutou com Bak Mei, não importou quantas vezes o atingia, não conseguia causar-lhe dano. Isso foi devido a uma habilidade de Bak Mei, o domínio da camisa de ferro, uma técnica de Chi Kung. Finalmente, Bak Mei matou Hung Hei Gung além de outros fugitivos de Shaolin, tornando sua vingança completa. Então Hung Man Ting percebeu que, a fim de vingar seu pai e matar Bak Mei, ele teria que combinar as técnicas de seus pais e quando a oportunidade surgisse, matar Bak Mei. Quando o encontro finalmente aconteceu, Hung Man Ting foi capaz de tirar a desforra, cerceando a defesa camisa de ferro e liquidando Bak Mei com uma estocada de bico de garça (Hok Chuei).
Foram principalmente Luk Ah Choy (aluno de Gee Sim e Hung Hei Gung) e Hung Man Ting os responsáveis por levar adiante o ensino do Kung Fu Shaolin do Sul. Por continuarem fugitivos e pelo fato de Shaolin estar associado com a idéia de rebelião, eles tiveram que agir sorrateiramente e disfarçar seu Kung Fu, chamando-o Hung Kuen ou de estilo Hung. Nos dias atuais, esse estilo é conhecido como Hung Gar (Família Hung), popularmante chamado de Garra de Tigre, e caminha paralelo a outras famosas famílias de estilos do sul como Lau Gar, Mok Gar, Choy Gar, Fut Gar e Li Gar. Assim a tradição passou de mestre para aluno, de Luk Ah Choy , Wong Tai e a Wong Kay Ying e seu famoso filho Wong Fei Hung.
Wong Kay Ying e Wong Fei Hung ganharam fama por pertencerem aos ilustres “Dez Tigres de Guang Dong”, um grupo de dez mestres de artes marciais do mais alto nível na província de Guang Dong (Cantão). Outro mestre dentre os Dez Tigres foi Tiet Kiu Sam, cujo nome verdadeiro era Leung Kwan. Ele era também um mestre de Hung Gar, cujo mestre, Kwok Yan Sin Si, também havia aprendido no templo Shaolin do Sul, sob a tutela de Gee Sim. O aluno mais proeminente de Tiet Kiu Sam, Lam Fook Shing também representou um importante papel na história do Hung Gar por ensinar ao jovem Wong Fei Hung uma forma de energia interna chamada Tiet Sien Kuen (forma linha de ferro). Wong Fei Hung era um prodígio das artes marciais, e também aprendeu a medicina tradicional chinesa com seu pai. Ambos haviam adquirido excelente reputação por sua medicina e artes marciais que usualmente passavam de mão em mão na velha China. Também houve muitas aventuras nas quais Wong Fei Hung se envolvera, desde treinar os militares e ser o líder da milícia de Cantão até lutar uma famosa contenda nas docas de Hong Kong onde fora atacado pelos trabalhadores dos estaleiros. Conta-se que ele lutou contra cerca de uma centena de homens, alguns armados com bastões e ganchos. Ele estava armado com um bastão longo, e tinha que lutar e correr, lutar e correr, para salvar sua vida. Wong Fei Hung teve várias esposas e filhos. Infelizmente as primeiras três esposas morreram por doenças, e seu filho mais velho, Wong Hon Sum, foi morto por gangsters nas ruas de Hong Kong. Depois dessa tragédia, ele recusou a ensinar artes marciais a qualquer um de seus filhos, por temor de que indivíduos malévolos pudessem tentar pega-lo através de seus filhos.
A Quarta esposa de Wong Fei Hung foi Mok Gwai Lan, coincidentemente especialista em Mok Gar. A história do encontro deles é irônica, porque Wong e seus alunos estavam executando uma dança do leão e demonstração de Kung Fu quando seu sapato acidentalmente saltou e atingiu Mok no rosto. A despeito das tentativas de Wong de se desculpar, ela o esbofeteou e o repreendeu como a um menino. Wong apaixonou-se pela moça, com quem mais tarde casou e teve filho. Mok Gwai Lan ficou responsável pelo Kung Fu das mulheres e pela parte de ginecologia na escola e clínica de seu marido, Po Chi Lum. Mais tarde, aos 87 anos, ela demonstrou elevado desempenho com Fu Hok Seung Kuen na TV de Hong Kong (HKTV), mostrando seu alto grau de habilidade e os benefícios do bom treinamento.
Wong teve milhares de alunos que aprenderam artes marciais com ele. Dois do mais famosos mestres foram Lam Sai Wing e Tang Fung. Lam Sai Wing era um açougueiro de porcos por profissão, residia em Cantão. Ele era treinado em muitos estilos de artes marciais (muitos acreditam que era treinado em Lau Gar e Choy Li Fut) e decidiu desafiar Wong Fei Hung para uma luta. Embora Lam Sai Wing fosse um homem poderoso e um bom lutador, ele foi derrotado pelo “Mo Yin Guen” (chute sem sombra) de Wong Fei Hung. Depois de ver o alto nível de habilidade de Wong, pediu a Wong Fei Hung para ensiná-lo em seu estilo de Kung Fu. Lam Sai Wing alcançou um alto nível de habilidade no Hung Gar e teve alunos muito famosos e de alto nível, como Chiu Kao, Chan Hon Chung, Wong Lee, Jee Yu Jai, seu sobrinho Lam Jo e outros. Muitos de seus alunos do mais alto grau eram trabalhadores comuns, como pescadores, herbalistas, doutores em Dit Da, comerciantes etc. A maioria dessas pessoas não se tornaram conhecidas publicamente nem ensinaram artes marciais, elas simplesmente praticavam o Kung Fu para si mesmas e levaram adiante seus deveres diários regulares. Lam Sai Wing era também treinado em medicina e passou sua arte a Chiu Kao e possivelmente a outros alunos. Outra peculiaridade dele foi a de acrescentar algo próprio nas formas Lau Gar e numerosas armas ao estilo Hung Gar.
Tang Fung foi outro aluno de alto nível de Wong Fei Hong. Junto com Lam Sai Wing e outras poucas pessoas do Kung Fu, ele havia tomado emprego como segurança de uma companhia de Ópera Chinesa em Cantão que era continuamente vítima de roubo por gangsters. Quando os gangsters chegaram houve uma terrível luta. Os mestres de Kung Fu foram trancados dentro do teatro com alguns gangsters, enquanto outros criminosos obtinham reforços e colocaram fogo no edifício. Os alunos de Wong Fei Hung conseguiram escapar do edifício, mas foram severamente sobrepujados em número e estavam quase desarmados. Consta que Lam Sai Wing arrancou uma pequena árvore para usá-la como bastão de luta contra seus atacantes. Depois de conseguirem escapar, resolveram manterem-se discretos, tendo Tang Fung se mudado para Singapura, e Lam Sai Wing para Hong Kong.
Pak hok
Pak Hok Pai (Estilo Garça Branca), Pak Hok Ch’uan (Punho da Garça Branca) ou apenas Pak Hok (Garça Branca), é a denominação de um estilo de Kung Fu fundado por um artista marcial e lama tibetano chamado Adato (Atatoujun, Ah Dat Ta, entre outras compreensões de seu nome), durante a Dinastia Ming (1368-1644 d.C.) com técnicas de combate baseando-se principalmente nos movimentos de uma ave, a garça branca tibetana. Adato nasceu no ano de 1426 no começo do Reino Hsun Chun na Dinastia Ming, era membro de uma tribo de nômade que viajou por todo o Tibet, seus ancestrais eram nômades os quais se estabeleceram no condado de Yue Shu, na província de Ching Hai. Adato era um jovem de grande talento para as artes marciais, praticava a arte de cavalgar e um estilo de Kun Na, arte de lutar especialmente voltada para agarrar e controlar o oponente. Também havia escolhido com segurança a Luta Greco-Romana (Shuai Jiao) como conveniente para sua defesa pessoal.
Adato, ambicioso como era, ainda não estava satisfeito com o que apreendera, assim, pesquisou e estudou incessantemente objetivando consolidar um estilo próprio de combate. Para tanto, decidiu por isolar-se nas montanhas do Tibet com fins a meditar e estudar certos sutras para cumprir seu objetivo, onde desenvolveu um estilo particular de lutar com os seus conhecimentos a respeito de Kun Na e Shuai Jiao. Adato inspirou-se, fundamentalmente, em um pássaro, a garça branca tibetana, após deparar-se com uma delas sendo ameaçada por um macaco. Deste modo, desenvolveu técnicas de combate baseadas no movimento dessa ave para serem o fundamento da arte.
Conta-se que, certo dia, enquanto Adato estava meditando, avistou uma elegante garça branca aquecendo-se ao sol quando, repentinamente, um macaco a atacou agarrando-lhe pelas asas. O pássaro estava assustado, mas desvencilhou-se do macaco e vingou-se usando seu longo bico para bicá-lo. Seguiu-se um violento confronto. Mas o macaco, apesar ser considerado mais forte e ágil, não era par para a garça. Adato observou aquele conflito muito atentamente, fascinado pela malícia exibida pelos dois animais. Defendendo-se com as asas, esquivando-se e contra-atacando com as patas, a garça tentava afastar o macaco. A luta cessou completamente por um tempo e o macaco estava começando a demonstrar sinais de cansaço quando, de repente, como um raio, o bico da garça golpeou precisamente um dos olhos do macaco que gritou enquanto o sangue flui-lhe pelo olho destruído. Após atingir-lhe fatalmente, a garça conseguiu afugentá-lo.
No início, a luta de pouca importância pareceu à Adato, porém, quando o lama passou a apreciar mais atentamente o embate, começou a notar que os dois animais usavam métodos diferentes de luta e que suas técnicas eram sistemáticas e meticulosas. Os movimentos da garça eram particularmente evasivos, anulando cada movimento de ataque do agressivo macaco, não importando a agressividade com os quais eram desferidos. Depois de assistir o enfrentamento e analisar com perspicácia os dois sistemas de luta diferenciados, Adato formulou um sistema de técnicas de punhos e pernas em sua mente com base nas movimentações de ambos os animais. Com os resultados de muitos experimentos e prática, um novo sistema de combate começou a se formar. Terminada a pesquisa e análise, foram desenvolvidas oito técnicas fundamentais dos movimentos naturais da garça branca e adotado alguns jogos de pés do macaco. Adato incorporou as novas técnicas desenvolvidas ao treinamento marcial que aprendeu durante o tempo em que esteve no mosteiro de Shaolin, o que passou a constituir o Kung Fu Garça Branca.
A princípio, o nome do estilo, batizado por Adato, seria “Rugido do Leão”, evidenciando a supremacia do mesmo e com base em uma lenda de um sutra budista que contava a respeito do nascimento de Buda . Segundo a lenda, quando Buda nascera, levantou-se e apontou com o dedo de uma mão para o céu, com o dedo da outra mão apontou para a terra e rugiu como um leão para anunciar que havia chegado. Porém, mais tarde o estilo foi renomeado para Pak Hok, ou seja, Garça Branca. O sistema possuía os atributos da garça, que seriam suavidade, equilíbrio, evasão e ataques precisos a pontos vitais, e do macaco que seriam ataques poderosos com os longos braços, técnicas de saltos e pontapés.
Quando os Manchus invadiram a China, trouxeram com eles muitos monges budistas, pois eram seguidores do budismo tibetano. Muitos destes monges foram enviados aos templos Shaolin, principalmente aos que se localizavam ao sul da China. Entre estes monges estava Sing Lung Lo Jung (literalmente Sábio Dragão Venerável Monge, também conhecido como Hing Duk), representando a da décima geração de herdeiros do conhecimento do lama Adato. Em 1865, Durante a dinastia Qing (1644-1911), Sing Lung e seus quatros discípulos monges Ta Chi, Ta Wei, Ta Yuan e Ta Chuhe, foram enviados para um mosteiro na província de Kwang Tung, conhecido como Mosteiro da Nuvem Verde, ou Mosteiro da Nuvem Alegre ou Abençoada.
Nesta época, Sing Lung estava muito mais interessado em artes marciais e no budismo propriamente dito do que em política e rapidamente fez amizade entre os monges chineses. Em agradecimento pelas técnicas marciais básicas de Shaolin ensinadas pelos monges, Sing Lung ensinou-lhes uma parte seleta do “Rugido do Leão”. Neste momento o nome do estilo transformou-se em Lama Pai, pois era como os monges referiam-se ao novo sistema, ou seja, estilo praticado pelos lamas.
Nos anos entre 1850 e 1865, o monge Sing Lung Lo Jung e seus quatro discípulos monges decidiram aceitar mais três discípulos, os quais não eram monges, e transmitiram-lhes os segredos do estilo. Esses três eram Chan Yu, Chou Heung Yuen e Chu Chi Yiu. Chan Yu e Chou Heung Yuen morreram relativamente jovens e aparentemente tiveram poucos ou nenhum discípulo digno de nome. Chu Chi Yiu aceitou uns poucos discípulos e manteve o que aprendeu oculto do público em geral. Entre seus discípulos estavam Chu Cheung, Lei Seung Tong e Chiu Dihk. Estes discípulos continuaram a guardar muito zelosamente o que aprenderam e somente aceitaram pouquíssimos discípulos.
Os dois últimos discípulos leigos aceitos por Sing Lung foram os irmãos Wong Yan Lam e Wong Lam Hoi. Estes nasceram e foram criados em uma aldeia próxima da montanha do Mosteiro da Nuvem Verde e eram filhos de um mestre de Kung Fu Shaolin conhecido como Wong Ping. Este era como uma lenda local, conhecido como “pé de bronze”, e gostava de demonstrar sua arte em público, o que chamou à atenção Sing Lung. Certo dia, Sing Lung desceu a montanha e pode ter a oportunidade de admirar o Kung Fu de Wong Ping em uma de suas demonstrações. Impressionado com as habilidades de Wong Ping, Sing Lung aproximou-se para elogiá-lo, mas devido as diferenças de dialeto houve um desentendimento. Wong Ping atacou Sing Lung com uma poderosa varredura de perna, mas o lama utilizou uma técnica conhecida “Kam Kong Hong Lung”, saltando e aterrisando sobre a perna de Wong Ping, quebrando-lhe o joelho. Após o desentendimento ser corrigido, Sing Lung ofereceu-se para curar-lhe a perna fazendo uso de conhecimentos médicos avançados tibetanos. Assim, os dois tornaram-se verdadeiros amigos. Wong Ping ficou impressionado com Sing Lung e pediu-lhe que ensinasse seus dois filhos. Conquanto, a data exata deste acontecimento é imprecisa, o ano deve ser aproximadamente 1883.
Dez anos depois, os dois discípulos irmãos, Wong Yan Lam e Wong Lam Hoi, após desenvolverem consideráveis habilidades sob a direção de Sing Lung, encontravam-se ainda no Mosteiro da Nuvem Verde e presenciaram o falecimento de seu tutor. Coube aos dois a responsabilidade de divulgar o Lama Pai.
Após Sing Lung falecer, Wang Lam Hoi permaneceu em Kwang Tung e tornou-se um lutador muito respeitado e membro dos “dez tigres de Kwang Tung”, um grupo de dez guerreiros excepcionalmente habilidosos. Como professor, as habilidades de Wang Lam Hoi eram bastante reconhecidas e vários alunos afluíam à sua escola para aprender com seus métodos de ensino. Portanto, Wang Lam Hoi já estava bem estabelecido depois que seu irmão Wang Yan Lam retornou de suas andanças pela China. A despeito disso, ele continua primariamente conhecido por seu discípulo mais velho chamado Ng Sui Chung. Contudo, Ng Sui Chung é o responsável pela origem do atual estilo Pak Hok Pai ou Estilo Garça Branca, o qual realça as “mãos da garça voadora” e o contínuo chutar do currículo Lama Pai.
Wang Yan Lam alcançaria ainda maior fama. Após a morte de seu tutor, Wang Yan Lam saiu de Kwang Tung e foi trabalhar em uma escola armada da província de Shan Xi. Durante esse período conheceu inúmeros artistas marciais com os quais adquiriu novos conhecimentos. Também se envolveu nos movimentos revolucionários para expulsar os invasores manchus. Devido as suas façanhas e inúmeros bons feitos atribuídos a si, Wang Yan Lam recebeu o apelido de “haap”, que significa cavaleiro ou herói.
Depois de longos anos Wang Yan Lam decidiu retornar a Kwang Tung e finalmente ter discípulos e ensinar o Lama Pai. Quando chegou a cidade de Kwang Tung, montou um grande palco de madeira e anunciou que aceitaria qualquer desafiante para provar sua eficiência. Na época, a cidade era o mais concorrido centro populacional do sul da China de artistas marciais e lutadores e tais desafios eram considerados de grande seriedade. Os confrontos desencadeados eram graves, não havia quaisquer regras ou restrições e lesões permanentes ou mesmo mortes eram comuns. Nas duas próximas semanas que adviriam, 150 dos melhores lutadores locais foram socados, chutados, arremessados ou estrangulados até a rendição. Vários foram nocauteados em questão de segundos. Tratou-se de uma mostra sem precedentes de habilidade e coragem, o que rendeu como resultado a Wang Yan Lam o título de o n° 1 entre os Dez Tigres de Kwang Tung e considerado o melhor lutador do sul da China.
A vitória de Wang Yan Lam impactou a reputação de ambos os irmãos e artistas conhecedores de diversos sistemas quiseram aprender o segredo deste estilo. Muitos foram os que procuraram pelos dois irmãos para serem instruídos. O próprio e famoso Wang Fei Hung, mestre do estilo Hung Gar (Família Hung, hoje popularmente conhecido como Garra de Tigre), estudou brevemente com Wang Yan Lam. Como resultado direto disso, originou-se as técnicas de braço longo encontradas na Forma da Garça e do Tigre (Fu Hok Seung Ying Kuen) e as técnicas de punho encontradas na Forma dos Dez Elementos (cinco animais e cinco elementos – Sap Ying Kuen) do estilo Hung Gar. Em agradecimento a Wong Yan Lam, Wong Fei Hung ensinou a Forma dos Cinco Animais (Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Garça – Ng Ying Kuen) e, posteriormente, Wong Yan Lam desenvolveu a Forma dos Cinco Menores Animais (Siu Ng Ying Kuen).
O Grão Mestre Wang Lam Hoi teve muitos discípulos durante os seus anos em Kwang Tung, podendo-se destacar Ng Sui Chan, Ng Shi Kai, Ng Keng Wen, Lei Shing Kon, Tong Ti Wen, Ng Kam Tin, Cheng Tit Wu, Leung Chi Hoi, Lo Chiu Kit, Chung Chan Yung e Tang Ho. Contudo, seu mais famoso discípulo foi Ng Sui Chung, o qual demonstrou ser um lutador extremamente habilidoso e comumente é lembrado por ter derrotado em combate Wong Siu Chong, o mais destacado membro do grupo dos Cinco Tigres do Norte.
Por muitos anos os irmãos Wang Yan Lam e Wong Lam Hoi empregaram o nome Lama Pai ao estilo e ensinaram essencialmente o mesmo sistema, entretanto, o aumento do conteúdo técnico do sistema por técnicas incorporadas de outros estilos e desenvolvidas fortaleceu o mesmo, porém causou cisões. O sistema também sofreu por ser de origem estrangeira. Era o chamado período Republicano, uma época marcada pelo nacionalismo extremado e quando poucos eram os que se atreviam a declarar ensinar um sistema estrangeiro, especialmente um que a guarda real da dinastia Qing praticava. Por esta razão, o discípulo mais destacável de Wong Yan Lam, Wong Hon Wing, adotou o nome Haap Gar (Família de Cavaleiro), baseando-se no “sobrenome” de seu Mestre e pela recomendação do amigo Dr. Sun Yat Sem. No entanto, a maioria dos discípulos de Wang Lam Hoi não reconheciam este novo nome, simplesmente recusando dar mais crédito ao “tio” mais velho do que ao próprio Mestre. Como resposta, o discípulo de Wang Lam Hoi, Ng Sui Chung, estabeleceu o nome Pak Hok Pai. Ng Sui Chung também buscou tornar o sistema mais acessível ao público em geral, modificando e desenvolvendo formas de mãos livres mais lógicas e sistemáticas. Logo seu esforço foi recompensado e o Pak Hok Pai tornou-se uma das mais famosas artes marciais. No ano de 1954, o estilo Pak Hok adquiriu ainda mais popularidade quando uma admirável luta pública entre Chan Hak Fu, um discípulo de Ng Sui Chung, e Ng Gung Yee, um Mestre de Tai Chi Chuan do estilo Wu, foi acertada. Outros discípulos famosos de Ng Sui Chung foram Kwong Boon Fu, Luk Chi Fu e Ngai Yoh Tong.
Contam os historiadores que uma estatueta de Buda forjada em ouro havia sido entregue juntamente por Wong Lam Hoi, Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu à Ng Sui Chung. Esta estatueta tornou-se herança do estilo Pak Hok e somente o Grão-Mestre do estilo estaria incumbido da responsabilidade de guardá-la. Naquele momento, Ng Sui Chung tornou-se o guardião ou timoneiro do estilo Pak Hok de Kung Fu. Conta-se que, certa vez, dois assaltantes armados tentaram roubar este tesouro e Ng Sui Chung, impressionado consigo mesmo, derrotou-os com facilidade. Quando refletiu sobre suas ações, ele compreendeu que havia, naturalmente, imitado os movimentos da garça. A partir de então, meditou a respeito e decidiu aprimorar e preservar este conhecimento. Os grão-mestres Chan Yun e Chou Heung Yuen morreram cedo. A tarefa de propagação da arte marcial estava principalmente sobre o encargo de Wong Yan Lam e sobre Chu Chi Yiu.
Contudo, após a morte de Ng Sui Chung, o estilo dividiu-se em várias ramificações e nunca mais se reunificou. A Hong Kong White Crane Athletic Association buscou padronizar o ensino do estilo Pak Hok, mas muitos discípulos já haviam desenvolvido seus próprios métodos. Uns contentaram-se em permanecerem associados a Hong Kong White Crane Athletic Association enquanto outros não, mais notadamente o Mestre Chan Hak Fu. Chan Hak Fu foi um dos mestres mais famosos do estilo Pak Hok, ele decidiu fundar sua própria organização, a International White Crane Federation em 1972, com sede na Austrália, para onde se mudou. Também abriu escolas em Macau, Hong Kong, e vários locais nos Estados Unidos como New York, Califórnia, San Francisco entre outros. O estilo Pak Hok de Chan Hak Fu é considerado significativamente diferente do estilo Pak Hok dos seus colegas de estudo. O estilo Pak Hok ainda sofreu modificações consideráveis quando, em 1977, Ngai Yoh Tong e vários membros da Hong Kong White Crane Athletic Association decidiram tornar os trabalhos de punhos mais econômicos, removendo-se movimentos repetidos.
O Kung Fu Garça Branca ficou conhecido como a arte marcial imperial durante a dinastia Qing, por que os guardas imperiais eram treinados no Kung Fu Garça Branca para proteger a família imperial. Também é considerado um dos mais elegantes e bonitos estilos de Kung Fu. Com o passar dos séculos, este estilo apresentou em sua linhagem muitos mestres famosos que o desenvolveram em vários sistemas diferentes como o Lama Pai, Hok Gar e Pak Hok.
Atualmente, o estilo Pak Hok também apresenta formas complementares que foram assimiladas, com o passar dos tempos, para o seu enriquecimento. Pode-se destacar, especialmente, o tigre, advindo do estilo Hung Gar, o dragão, o leopardo, a serpente, o macaco, a águia, o boxe bêbado, entre outras formas. Além de trabalhar, também, com um amplo repertório de armas, desde a espada reta chinesa ao chicote em corrente. Sua prática desenvolve principalmente o autocontrole, a flexibilidade, o equilíbrio, reflexos avançados e a concentração.
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